SINJ-DF

Legislação Correlata - Portaria 127 de 27/02/2023

PORTARIA Nº 63, DE 20 DE ABRIL DE 2005.

A SECRETÁRIA DE ESTADO DE GESTÃO ADMINISTRATIVA DO DISTRITO FEDERAL, no uso das atribuições que lhe confere o art. 2o, inciso II, do Decreto no 23.212, de 06 de setembro de 2002, alterado pelo Decreto no 25.625, de 02 de março de 2005, resolve:

I - ESTABELECER as atribuições das Especialidades dos Cargos da Carreira Administração Pública do Distrito Federal, na forma do Anexo desta Portaria.

II - Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação.

MARIA CECÍLIA S. S. LANDIM

ANEXO

DENOMINAÇÃO DO CARGO:

I - ANALISTA DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ESPECIALIDADES:

1 - ADMINISTRADOR.

DESCRIÇÃO SUMÁRIA: Atividades de nível superior relacionadas ao planejamento, coordenação, controle, avaliação e execução de atividades administrativas, referentes a recursos humanos, finanças, orçamento, patrimônio, material, transporte, cargos e salários; realizar estudos e pesquisas que visem ao estabelecimento de políticas e diretrizes administrativas; participar na elaboração de projetos de estruturas organizacionais e de manuais de procedimentos; elaborar e acompanhar a execução dos procedimentos de recrutamento, seleção, treinamento de pessoal e benefícios; coordenar atividades relacionadas ao controle de planos, programas, projetos e contratos; promover estudos de racionalização e controlar o desempenho organizacional; participar de programas de treinamento que envolvam conteúdos relativos à área de atuação ou neles atuar; assessorar em atividades específicas de Administração Geral; executar outras atividades de interesse da Especialidade.

DESCRIÇÃO DETALHADA: elaborar e acompanhar a execução de programas de recrutamento e seleção de pessoal; planejar e orientar a realização de levantamento de necessidade de treinamento de pessoal; participar de estudos para dimensionamento da força de trabalho; elaborar e/ou coordenar projetos de avaliação de desempenho; elaborar e apresentar relatórios periódicos; analisar a organização no contexto interno e externo; identificar oportunidades e problemas; elaborar propostas de programas e projetos; descrever e propor métodos e rotinas de simplificação e racionalização do trabalho; facilitar processos de mudanças; observar as normas de higiene e segurança do trabalho; executar outras atividades de mesma natureza e nível de complexidade.

COMPETÊNCIAS PESSOAIS: agir com iniciativa; demonstrar liderança; demonstrar capacidade de síntese e de negociação; demonstrar visão crítica; demonstrar capacidade de comunicação; administrar conflitos; trabalhar em equipe; demonstrar espírito empreendedor; demonstrar capacidade de decisão.

FORMA DE PROVIMENTO: Concurso Público.

REQUISITOS: Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Administração, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, e registro no Conselho de Classe correspondente.

2 - ARQUITETO.

DESCRIÇÃO SUMÁRIA: Atividades de nível superior relacionadas ao planejamento, coordenação, controle, avaliação e execução de atividades de gerenciamento de obras públicas; interpretar as características físicas e técnicas de projetos arquitetônicos, urbanísticos e paisagísticos; elaborar estudos, análises e proposição de planos de ocupação de edificação e logradouros públicos; participar da normatização urbanística e arquitetônica do Distrito Federal; propor soluções para a problemática de ocupação Territorial e de uso do solo no Distrito Federal; realizar pesquisa técnica alternativa de construção e urbanismo; preparar plantas e maquetes de construção; supervisionar e assistir as obras e serviços em andamento; participar de programas de treinamento que envolvam conteúdos relativos à área de atuação ou neles atuar; assessorar em atividades específicas de Arquitetura; executar outras atividades de interesse da Especialidade.

DESCRIÇÃO DETALHADA : elaborar estudos, análises e proposições de planos de ocupação de área, por atividades, de acordo com suas características e necessidades de infra-estrutura; vistoriar áreas públicas e emitir laudos e pareceres técnicos, corrigindo possíveis interferências urbanísticas; estudar a viabilidade técnico-econômica de execução de projetos arquitetônicos, urbanísticos e paisagísticos; elaborar e/ou orientar projetos arquitetônicos de edificações, logradouros públicos, reformas e modificações de aplicação nos projetos urbanísticos, as concepções existentes nos planos gerais; pesquisar e aplicar no desenvolvimento de planos, projetos e especificações, aspectos de conforto e eficiência de processos, demanda e capacidade de espaços, equipamentos, instalações e infra-estrutura; supervisionar, orientar e participar de equipes técnicas na inspeção de material de construção; efetuar o controle de qualidade do material a ser utilizado em construção; gerenciar e fiscalizar a execução de obras de edificações e de urbanismo e serviços correlatos; coordenar o processo de planejamento urbanístico e de ordenamento territorial; participar da normatização urbanística e arquitetônica do DF; apreciar e emitir pareceres sobre pedidos de alterações urbanísticas ou de normas de construção advindas da comunidade; pesquisar técnicas alternativas de construção e de urbanismo; elaborar projeto, edital e especificação técnica de material para processos de licitação de obras públicas; preparar plantas e maquetes de construção; supervisionar e dar assistência técnica à obras em construção, quanto ao andamento físico, financeiro e legal; verificar a adequação do uso proposto quanto às condições ambientais, institucionais e legais; prestar assessoramento técnico em assuntos de sua especialidade; fornecer dados estatísticos de suas atividades; adaptar o projeto à legislação pertinente; emitir parecer sobre assuntos de sua competência; elaborar e apresentar relatórios periódicos; observar as normas de higiene e Segurança do trabalho; zelar pela conservação dos equipamentos de trabalho; executar outras atividades de mesma natureza e nível de complexidade.

COMPETÊNCIAS PESSOAIS: demonstrar sensibilidade estética; relação espacial; atualizar-se cultural e tecnicamente; demonstrar ética; manifestar criatividade; demonstrar senso crítico; manifestar comprometimento social.

FORMA DE PROVIMENTO: Concurso Público.

REQUISITOS: Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Arquitetura, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, e registro no Conselho de Classe correspondente.

3 - ARQUIVISTA.

DESCRIÇÃO SUMÁRIA: atividades de nível superior relacionadas ao planejamento, coordenação, controle, avaliação e execução de atividades arquivísticas, estudos e pesquisas com enfoque histórico-administrativo sobre gerenciamento de informação e de gestão documental e sua aplicação; elaborar e coordenar projetos de organização de acervos documentais; organizar e dirigir serviços de arquivos; lavrar certidões, a pedido; coletar, orientar e acompanhar processo documental informativo; selecionar, avaliar e descartar documentos; orientar o planejamento e execução de processos de automação aplicados aos arquivos; orientar e supervisionar atividades técnicas de conservação de documentos; executar, orientar e dirigir atividades de identificação de espécies documentais; elaborar documentos técnicos sobre assuntos arquivísticos; participar de programas de treinamento que envolvam conteúdos relativos à área de atuação ou neles atuar; assessorar em atividades específicas de Arquivista; executar outras atividades de interesse da Especialidade.

DESCRIÇÃO DETALHADA: planejar, organizar e dirigir serviços de arquivos; coletar, orientar e acompanhar o processo documental e informativo; orientar o planejamento e a execução de processos de automação aplicados aos arquivos; orientar e supervisionar atividades de microfilmagem de documentos; executar, orientar e direcionar as atividades de identificação das espécies documentais; participar do planejamento de novos métodos de arquivo de documentos; lavrar, a pedido, certidões e atestar a autenticidade de documentos do acervo sob sua responsabilidade; efetuar seleção, avaliação e descarte de documentos; identificar e aplicar técnicas de conservação de documentos; elaborar documentos técnicos sobre assuntos arquivísticos; participar de pesquisas científicas ou técnico-administrativas relacionadas à área; prestar assessoramento técnico em assuntos de sua especialidade; fornecer dados estatísticos de sua competência; elaborar e apresentar relatórios periódicos; observar as normas de higiene e segurança do trabalho; executar outras atividades de mesma natureza e nível de complexidade.

COMPETÊNCIAS PESSOAIS: trabalhar em equipe interdisciplinar; proceder de acordo com o código de ética da profissão; atualizar-se; proceder com criatividade e flexibilidade; desenvolver raciocínio lógico e abstrato; conhecer a legislação da área de atuação; evidenciar senso de organização.

FORMA DE PROVIMENTO: Concurso Público.

REQUISITOS: Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Arquivologia, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, e registro no Conselho de Classe correspondente.

4 - ASSISTENTE SOCIAL.

DESCRIÇÃO SUMÁRIA: Atividades de nível superior relacionadas ao planejamento, coordenação, controle, avaliação e execução, referentes à interpretação e tratamento dos fenômenos sociais; orientar indivíduos, famílias e instituição sobre direitos e deveres, normas, códigos e legislação; executar serviços e recursos sociais e programas de educação; analisar as causas dos desajustamentos sociais; estabelecer planos de ação capazes de restabelecer a normalidade de comportamento dos indivíduos em relação a seus semelhantes ou ao meio social; estudar o comportamento e as características dos seres humanos; ajudar a resolver dificuldades decorrentes de problemas psicossociais; promover e integrar deficientes na sociedade; assistir à criança, ao adolescente, aos idosos e a outros segmentos da comunidade; participar na definição e na proposição de políticas e programas sociais; avaliar investimentos em áreas sociais; articular com equipes multiprofissionais para realização de pesquisas sobre causas de desajustamentos sociais; participar de estudos subsidiários à definição de normas destinadas à regulamentação de necrópoles; apurar a viabilização de implantação de programas de interesse governamental e comunitário; planejar atividades individuais ou em grupos, visando à remoção de dificuldades de ordem pessoal ou social, promovendo a integração ou reintegração de indivíduos à sociedade; participar de programas de treinamento que envolvam conteúdos relativos à área de atuação ou neles atuar; assessorar em atividades específicas de Assistente Social; executar outras atividades de interesse da Especialidade.

DESCRIÇÃO DETALHADA: aconselhar e orientar indivíduos afetados em seu equilíbrio emocional; analisar e interpretar os fatores determinantes da problemática social; participar da definição de programas e políticas sociais; participar de atividades com equipes intragovernamentais; aplicar a técnica do Serviço Social de casos, para possibilitar o desenvolvimento das capacidades individuais e conseguir o seu ajustamento ao meio social; sugerir medidas que propiciem a melhoria das condições de vida e de atendimento social às comunidades do DF; articular-se com profissionais de outras áreas relacionadas a problemas sociais e elaborar diretrizes, atos normativos e programas de ação social; avaliar a melhoria do padrão social e os reflexos dos investimentos nas áreas trabalhadas; analisar e avaliar resultados de estudos, pesquisas, planos, programas e projetos relativos à situação social e econômica dos indivíduos, famílias, grupos e comunidades; orientar e coordenar estudos, projetos e investigações sobre causas de desajustamentos sociais; desenvolver a consciência social do indivíduo; colaborar no tratamento de doenças orgânicas e psicossomáticas, atividades de caráter educativo, recreativo, de assistência à saúde e atuando na remoção dos fatores psicossociais e econômicos que interferem no tratamento; realizar outras que facilitam a integração dos indivíduos às suas ocupações e contribuam para a melhoria das relações humanas no ambiente de trabalho; elaborar e apresentar relatórios periódicos; realocar recursos disponíveis; supervisionar trabalhos dos técnicos da área; propor verbas orçamentárias; observar as normas de higiene e segurança do trabalho; executar outras atividades de mesma natureza e nível de complexidade.

COMPETÊNCIAS PESSOAIS: trabalhar em equipe interdisciplinar; conhecer a legislação da área de atuação; demonstrar ética profissional; manter-se atualizado; saber ouvir; demonstrar sensibilidade e bom senso; contornar situações adversas; mediar conflitos; participar de grupos de estudo; respeitar as diversidades étnicas, culturais, de gênero, de credo, de orientação sexual; ser criativo; ser imparcial; manter sigilo profissional.

FORMA DE PROVIMENTO: Concurso Público.

REQUISITOS: Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Serviço Social, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, e registro no Conselho de Classe.

5 - BIBLIOTECONOMISTA.

DESCRIÇÃO SUMÁRIA: atividades de nível superior relacionadas ao planejamento, coordenação, controle, avaliação e execução das atividades específicas de Biblioteconomia e documentação; desenvolver estudos e pesquisas que visem à definição das necessidades de informação e sua aplicação; disponibilizar informação em qualquer suporte; disseminar informação com o objetivo de facilitar o acesso e geração de conhecimento; participar de programas de treinamento que envolvam conteúdos relativos à área de atuação ou neles atuar; assessorar em atividades específicas de Biblioteconomia; executar outras atividades de interesse da Especialidade.

DESCRIÇÃO DETALHADA: acompanhar, analisar e comparar resultados de implantação de métodos de trabalho; manter atualizado o acervo da biblioteca e providenciar a seleção e o descarte de documentos; elaborar pesquisas bibliográficas; promover a divulgação das informações contidas no acervo da biblioteca; catalogar, classificar e indexar documentos e informações neles contidas, de forma a permitir armazenamento, controle e recuperação das mesmas; apoiar técnicos quanto à normatização dos trabalhos produzidos pelo órgão; definir necessidades de informações da biblioteca; propiciar aos usuários a utilização de serviços automatizados na biblioteca; participar de rede de banco de dados e expandir o universo de opções documentárias da biblioteca; promover a renovação do acervo e de assinaturas de periódicos; prover intercâmbio de obras no âmbito das bibliotecas locais; fornecer dados relativos à publicação de interesse dos usuários; zelar pela manutenção e utilização do acervo e do patrimônio da biblioteca; providenciar a elaboração de sumários e periódicos do acervo da biblioteca e divulgá-los; orientar usuários na utilização dos serviços executados na biblioteca; organizar e manter atualizados catálogos de controle bibliográfico; elaborar índices de recuperação da informação; prestar assessoramento técnico em assuntos de sua especialidade; fornecer dados estatísticos de suas atividades; emitir pareceres sobre assuntos de sua competência; elaborar e apresentar relatórios periódicos; observar as normas de higiene e segurança do trabalho; zelar pela manutenção e utilização do acervo e do patrimônio da biblioteca; executar outras atividades de mesma natureza e nível de complexidade.

COMPETÊNCIAS PESSOAIS: manter-se atualizado; liderar equipes; trabalhar em equipes e em redes; demonstrar capacidade de comunicação; agir com ética; demonstrar capacidade empreendedora; demonstrar senso de organização; demonstrar raciocínio lógico.

FORMA DE PROVIMENTO: Concurso Público.

REQUISITOS: Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Biblioteconomia, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, e registro no Conselho de Classe correspondente.

6 - BIÓLOGO.

DESCRIÇÃO SUMÁRIA: atividades de nível superior relacionadas ao planejamento, coordenação, controle, avaliação e execução de atividades referentes a estudos, pesquisas básicas e aplicadas sobre formas de vida e análise que visem ao estabelecimento de políticas e diretrizes de saúde pública e individual; incrementar conhecimentos científicos, descobrindo suas aplicações em vários campos; executar e avaliar experiências com espécies biológicas; gerenciar, fiscalizar, controlar e avaliar atividades de defesa, proteção da coletividade humana contra moléstias epidêmicas, infecto-contagiosas e imunohematológicas, que se relacionem somente com preservação, saneamento e melhoria do meio ambiente; participar de programas de treinamento que envolvam conteúdos relativos à área de atuação ou neles atuar; assessorar em atividades específicas de Biologia; executar outras atividades de interesse da Especialidade.

DESCRIÇÃO DETALHADA: planejar, coordenar e relacionar pesquisas básicas e aplicadas em campo no mesmo ambiente e em laboratório; pesquisar, identificar e determinar características taxionômicas, comportamentais, biológicas e outras referentes aos seres vivos; realizar estudos, pesquisas e experiências de laboratório, em campo e na natureza com espécimes e materiais biológicos; coordenar, planejar, executar e avaliar ações em pesquisas e fornecer informações técnicas; executar levantamento sócio-econômico e ambiental; executar projetos de desenvolvimento sustentável; planejar, coordenar e avaliar ações de controle de espécimes animais; cultivar células, plantas, criar animais e outras espécimes vivas em laboratório para fins experimentais; colecionar e manter diferentes materiais biológicos e espécimes, estudar a evolução de doenças inerentes à sua natureza e outras questões; efetuar análise e diagnóstico da água, alimentos e materiais biológicos; elaborar projetos de pesquisa; fornecer dados estatísticos de suas atividades; emitir parecer sobre assuntos de sua competência; elaborar e apresentar relatórios periódicos; observar as normas de higiene e segurança do trabalho; prestar assessoramento técnico em assuntos de sua especialidade; executar outras atividades de mesma natureza e nível de complexidade.

COMPETÊNCIAS PESSOAIS: demonstrar capacidade crítica; demonstrar capacidade de investigação; demonstrar capacidade de formular questões; demonstrar iniciativa, objetividade e criatividade; agir com ética; trabalhar em equipe.

FORMA DE PROVIMENTO: Concurso Público.

REQUISITOS: Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Biologia, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, e registro no Conselho de Classe.

7 - CONTADOR.

DESCRIÇÃO SUMÁRIA: atividades de nível superior relacionadas ao planejamento, coordenação, controle, avaliação e execução de atividades referentes à contabilidade em geral, com vistas à elaboração orçamentária e ao controle da situação financeira e patrimonial; participar de programas de treinamento que envolvam conteúdos relativos à área de atuação ou neles atuar; assessorar em atividades específicas de Contabilidade; executar outras atividades de interesse da Especialidade.

DESCRIÇÃO DETALHADA: orientar e elaborar o plano de contas; planejar o sistema de registro e operação, atendendo às necessidades administrativas e às exigências legais; supervisionar os trabalhos de contabilização de documentos; controlar e participar dos trabalhos de análise e conciliação de contas; orientar a classificação e avaliação de despesas; supervisionar os cálculos de reavaliação do ativo e de depreciação de bens; organizar balancetes, balanços e demonstrativos de contas; realizar escrituração regular, oficial ou não, de todos os fatos relativos ao patrimônio e às variações; elaborar relatórios sobre a situação patrimonial, econômica e financeira; opinar em processos relacionados com empenhos de despesas, contratos, convênios e outros que envolvam assuntos contábeis e financeiros; elaborar folha de pagamento de empregados; calcular índices econômicos e financeiros; definir e atualizar procedimentos internos e contábeis; conciliar saldo de contas; verificar o cumprimento de normas, procedimentos e legislação; elaborar e acompanhar a execução do orçamento; zelar pelo patrimônio sob sua responsabilidade; realizar trabalhos de auditoria contábil, quando solicitado; supervisionar equipes de trabalho; executar outras tarefas correlatas e de mesmo nível de complexidade.

COMPETÊNCIAS PESSOAIS: agir com ética profissional; demonstrar objetividade e flexibilidade; ter conhecimentos básicos de informática; ter raciocínio lógico; manter-se atualizado; guardar sigilo; trabalhar em equipe.

FORMA DE PROVIMENTO: Concurso Público.

REQUISITOS: Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Ciências Contábeis, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, e registro no Conselho de Classe correspondente.

8 - DIREITO E LEGISLAÇÃO.

DESCRIÇAÕ SUMÁRIA: atividades de nível superior relacionadas ao planejamento, coordenação, controle, avaliação e execução referentes a pesquisas jurídicas, estudos e análises de dados relativos à área; elaborar projetos sobre assuntos jurídicos; pesquisar e analisar leis, decretos, regulamentos e demais atos normativos para fins de atualização e implementação; emitir laudos, relatórios, pareceres e despachos, acompanhando o andamento de processos e apresentando recursos; contribuir na elaboração de projetos de lei; interpretar a norma jurídica; recorrer de decisões; cumprir prazos legais; formalizar parecer técnico-jurídico; elaborar relatórios; realizar audiências administrativas; participar de negociações coletivas; promover reuniões; cumprir prazos; realizar auditorias jurídicas; prestar assistência jurídica aos órgãos do GDF, envolvendo a emissão de pareceres relacionados com a aplicação de leis regulamentadas em situação incomum; participar de comissões, analisando fatos, relatórios e documentos; participar de programas de treinamento que envolvam conteúdos relativos à área de atuação ou neles atuar; assessorar em atividades específicas de Direito e Legislação; executar outras atividades de interesse da Especialidade.

DESCRIÇÃO DETALHADA: prestar assessoria jurídica, contribuindo na elaboração de projetos de lei e analisando a legislação para atualização e implementação; interpretar a norma jurídica; formalizar parecer técnico-jurídico; elaborar relatórios; realizar audiências administrativas, promovendo reuniões; cumprir prazos contratuais; realizar auditorias jurídicas, identificando problemas e apontando riscos e soluções; participar de comissões, coletando informações pertinentes à questão, entrevistando pessoas envolvidas; implementar soluções jurídicas e acompanhar resultados.

COMPETÊNCIAS PESSOAIS: agir com ética; demonstrar criatividade; evidenciar raciocínio lógico; demonstrar capacidade interpretativa; agir com prontidão; evidenciar capacidade de negociação; atualizar-se; desenvolver relacionamentos interpessoais; dominar expressão escrita; evidenciar capacidade de síntese; evidenciar senso crítico; demonstrar capacidade de escuta ativa; trocar experiências profissionais.

FORMA DE PROVIMENTO: Concurso Público.

REQUISITOS: Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Direito, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação e registro no Conselho de Classe.

9 - ECONOMISTA DOMÉSTICO.

DESCRIÇÃO SUMÁRIA: executar atividades de nível superior relacionadas à administração do lar, habitação, alimentação, vestuário, saúde, educação para o lar, traçando esquemas e diretrizes com base nas necessidades e aplicação de processos que reformulem ou aperfeiçoem hábitos de caráter econômico, social, educativo e de saúde da vida individual e familiar; coordenar e supervisionar o pessoal de apoio no desenvolvimento das atividades básicas de alimentação, habitação, vestuário e enfermagem no lar, através de treinamentos em serviço; participar de programas de treinamento que envolvam conteúdos relativos à área de atuação ou neles atuar; assessorar em atividades específicas de Economia Doméstica; executar outras atividades de interesse da Especialidade.

DESCRIÇÃO DETALHADA: planejar políticas sociais, elaborando planos, programas e projetos específicos; orientar indivíduos, famílias, grupos, comunidades e instituições sobre normas, códigos e legislação, direitos e deveres, rotinas da instituição, serviços e recursos sociais, otimização do uso de recursos, aspectos ergonômicos do trabalho; desenvolver programas de educação alimentar para sadios; organizar grupos sócio-educativos; pesquisar a realidade social, realizando estudo sócio-econômico sobre interesses da população, perfil do usuário, características da área de atuação, viabilidade de projetos, propostas e satisfação do usuário, buscando parceiros; executar procedimentos técnicos, como registro de atendimentos, denúncia de situações-problema, requisição de acomodações e vagas em equipamentos sociais, formulação de relatórios, pareceres técnicos, rotinas e procedimentos, cardápios para sadios e de instrumental (formulários, questionários, etc) integrar grupos de estudo de casos; requisitar mandado de busca; monitorar ações em desenvolvimento, acompanhando a execução de programas, projetos e planos e avaliando o cumprimento dos objetivos de programas, projetos e planos propostos; avaliar satisfação dos usuários; promover eventos técnicos e sociais; articular recursos disponíveis, identificando equipamentos sociais e recursos financeiros disponíveis, negociando com entidades e instituições, formando parcerias e uma rede de atendimento, identificando possibilidades de geração de renda e realocando recursos disponíveis; participar de comissões técnicas, conselhos municipais, estaduais e federais de direitos e políticas públicas; desempenhar tarefas administrativas, como preenchimento de formulários, redação de documentação oficial, cadastramento de usuários, entidades e recursos e requisição de reforço policial; coordenar equipes e atividades, escalar e treinar pessoal, supervisionar trabalho dos técnicos da área e estágios curriculares.

COMPETÊNCIAS PESSOAIS: trabalhar com ética profissional; manter-se atualizado; ouvir atentamente (saber ouvir); demonstrar bom senso; demonstrar sensibilidade; contornar situações adversas; trabalhar em equipe; manter-se imparcial; demonstrar auto-controle; lidar com estresse; demonstrar discrição; manter-se disciplinado; manter-se firme; demonstrar persistência; mediar conflitos; participar de grupos de estudo; demonstrar sensibilidade política; estimular a criação de novos recursos; respeitar as diversidades étnicas, culturais, de gênero, de credo, de opção sexual; demonstrar criatividade; manter o sigilo profissional; manter-se flexível; demonstrar ousadia.

FORMA DE PROVIMENTO: Concurso Público.

REQUISITOS: Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Economia Doméstica, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, e registro no Conselho de Classe.

10 - ECONOMISTA.

DESCRIÇÃO SUMÁRIA: Atividades de nível superior relacionadas ao planejamento, coordenação, controle, avaliação e execução de atividades referentes à pesquisa, análise econômica e sua aplicação, estudos e pesquisas que visem ao estabelecimento de políticas e diretrizes econômicas; realizar projetos; acompanhar a evolução de índices econômicos; participar da execução, do acompanhamento e do controle da programação físicofinanceira; analisar demonstrativos e executar trabalhos relacionados ao controle de convênios, contratos e outros; participar do planejamento estratégico; avaliar políticas de impacto coletivo para o governo; analisar e interpretar dados econômicos, estatísticos e propostas orçamentárias; participar de programas de treinamento que envolvam conteúdos relativos à área de atuação ou neles atuar; assessorar em atividades específicas de Economia; executar outras atividades de interesse da Especialidade.

DESCRIÇÃO DETALHADA: efetuar estudos e pesquisas que visem ao estabelecimento de políticas e diretrizes econômicas; analisar ambiente político institucional; participar da execução e do controle da programação físico-financeira; analisar e interpretar dados econômicos, estatísticos e propostas orçamentárias; analisar demonstrativos e executar trabalhos relacionados ao controle de convênios e contratos; acompanhar a evolução e a aplicação dos índices econômicos; organizar e orientar o tratamento, a análise e a interpretação de dados e sua forma de apresentação; implantar e implementar sistemas de dados automatizados; projetar séries estatísticas; redigir informações sobre questões de metodologia, planejamento, execução e resultados de investigação; elaborar e apresentar quadros demonstrativos referentes à investigação estatística; avaliar sistemas de dados estatísticos; manter intercâmbio com unidades atuantes e estatísticas; prestar assessoramento técnico em assuntos de sua especialidade; emitir pareceres sobre assuntos de sua competência; elaborar e apresentar relatórios periódicos; observar as normas de higiene e segurança do trabalho; zelar pela conservação dos equipamentos de trabalho; executar outras atividades de mesma natureza e nível de complexidade.

COMPETÊNCIAS PESSOAIS: manter-se atualizado; trabalhar em equipe; transmitir conhecimentos; demonstrar capacidade de liderança; demonstrar raciocínio lógico; demonstrar raciocínio lógico e abstrato; demonstrar capacidade de uso de recursos de informática.

FORMA DE PROVIMENTO: Concurso Público.

REQUISITOS: Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Economia, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, e registro no Conselho de Classe correspondente.

11 - ENFERMEIRO.

DESCRIÇÃO SUMÁRIA: Atividades de nível superior relacionadas ao planejamento, coordenação, controle, avaliação e execução referentes às atividades de educação sanitária; ministrar medicamentos, prescrever tratamentos e prevenir doenças; participar da implantação de normas e medidas de proteção à saúde; supervisionar serviços técnicos de acordo com as normas, recomendações e especificações constantes em programas de saúde; supervisionar equipes técnicas e interdisciplinares na execução de serviços de saúde; propor planos e programas que tenham como alvo a difusão e/ou aprimoramento dos padrões de equipamentos médico-hospitalares; supervisionar registros em prontuários; participar de programas de treinamento que envolvam conteúdos relativos à área de atuação ou neles atuar; assessorar em atividades específicas de Enfermagem; executar outras atividades de interesse da Especialidade.

DESCRIÇÃO DETALHADA: planejar, organizar e administrar serviços de enfermagem; supervisionar serviços técnicos de acordo com as normas, recomendações e especificações constantes de programas de saúde; supervisionar e orientar equipes técnicas e interdisciplinares na execução de serviços de saúde; propor planos e programas que tenham como alvo a difusão e/ou aprimoramento dos padrões de serviços de saúde; elaborar e/ou analisar projetos de instalação de serviços de enfermagem; participar e/ou elaborar campanhas preventivas e educativas de saúde; supervisionar, coordenar, orientar e avaliar as ações da equipe de enfermagem; efetuar estudos e levantamento de necessidade de pessoal e de material, a fim de garantir o desenvolvimento das atividades; executar serviços de enfermagem de acordo com os trabalhos prescritos; efetuar testes de sensibilidade para fins de diagnósticos; fazer curativos e imobilizações especiais; implantar normas e medidas de proteção à saúde; planejar e desenvolver treinamento sistemático em serviço para a equipe de enfermagem; fazer encaminhamento de pacientes de acordo com as prescrições dos profissionais de saúde; registrar no prontuário do paciente, anotações que possibilitem o controle de sua saúde e a orientação terapêutica; examinar e supervisionar a utilização de equipamentos médico-hospitalares; fornecer dados estatísticos de suas atividades; emitir pareceres sobre assuntos de sua competência; elaborar e apresentar relatórios periódicos; observar as normas de higiene e segurança do trabalho; zelar pela conservação dos equipamentos de trabalho; prestar assessoramento técnico em assuntos de sua especialidade; executar outras atividades de mesma natureza e nível de complexidade.

COMPETÊNCIAS PESSOAIS: demonstrar flexibilidade, organização e auto-controle; observar com atenção e critério; demonstrar sensibilidade; demonstrar destreza manual; agir com ética profissional; trabalhar em equipe interdisciplinar.

FORMA DE PROVIMENTO: Concurso Público.

REQUISITOS: Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Enfermagem, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, e registro no Conselho de Classe.

12 - ESPECIALISTA EM RECURSOS HUMANOS.

DESCRIÇÃO SUMÁRIA: executar atividades de nível superior relacionadas ao planejamento, à coordenação, ao controle, à avaliação e à execução de atividades de administração e psicologia aplicada ao trabalho, tais como: recrutamento, seleção, treinamento, acompanhamento e avaliação de desempenho, análise de cargos e salários; executar administração de pessoal; realizar estudos e pesquisas que visem ao conhecimento, à interpretação e à avaliação dos mecanismos do comportamento humano; administrar relações de trabalho; promover ações de qualidade de vida e assistência aos servidores; atuar nos programas de integração funcional, avaliação de desempenho e desenvolvimento profissional; participar de programas de treinamento que envolvam conteúdos relativos à área de atuação ou neles atuar; assessorar em atividades específicas de Recursos Humanos; executar outras atividades de interesse da Especialidade.

DESCRIÇÃO DETALHADA: processar folha de pagamento; apurar valores relativos a encargos e impostos; administrar contratos de mão-de-obra terceirizada; planejar quadro de pessoal; elaborar análise de cargos; propor políticas de cargos e remunerações; efetuar manutenção de tabelas salariais; desenvolver modelos de remuneração fixa e variável; elaborar proposta de planos de carreiras e de sucessão; elaborar orçamento destinado ao desenvolvimento e treinamento; diagnosticar necessidades de treinamento e desenvolvimento; elaborar programas de desenvolvimento; contratar profissionais externos e instituições; elaborar materiais e programas didáticos para os programas de treinamento e desenvolvimento; acompanhar ou ministrar cursos de treinamento; avaliar o resultado do programa de treinamento desenvolvido; administrar programa de bolsas de estudo; administrar recursos destinados ao treinamento e desenvolvimento; promover a integração de novos funcionários; analisar descrição do cargo a ser preenchido; definir perfil de cargo; desenvolver programas de assistência e qualidade de vida aos funcionários; mediar conflitos interpessoais no ambiente de trabalho; promover reintegração e adaptação de funcionário; apoiar setores de medicina e segurança do trabalho; elaborar parâmetros e instrumentos de avaliação de desempenho dos funcionários; assessorar gestores em avaliação de desempenho; aplicar instrumentos de avaliação de desempenho; apurar resultados do processo de avaliação de desempenho; elaborar relatórios.

COMPETÊNCIAS PESSOAIS: agir com dinamismo; demonstrar flexibilidade; demonstrar capacidade de planejamento e organização; demonstrar iniciativa; analisar criticamente; demonstrar raciocínio lógico; trabalhar com ética profissional; manter-se atualizado; ouvir atentamente (saber ouvir); demonstrar bom senso; demonstrar sensibilidade; contornar situações adversas; trabalhar em equipe; manter-se imparcial; demonstrar auto-controle; lidar com estresse; demonstrar discrição; mediar conflitos; participar de grupos de estudo; respeitar as diversidades étnicas, culturais, de gênero, de credo, de opção sexual; demonstrar criatividade; manter sigilo profissional.

FORMA DE PROVIMENTO: Concurso Público.

REQUISITOS: Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Psicologia, na área de Psicologia Organizacional, ou Administração ou Pedagogia, ou outro curso superior com especialização em Recursos Humanos de, no mínimo, 360 horas, fornecidos por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, e registro no Conselho de Classe correspondente.

13 - ESTATÍSTICO.

DESCRIÇÃO SUMÁRIA: atividades de nível superior relacionadas ao planejamento, coordenação, controle, avaliação e execução de atividades referentes à pesquisa, ao levantamento em estudos estatísticos; realizar estudos e pesquisas que visem ao conhecimento e à interpretação de fenômenos e sua representação gráfica; participar da implantação e implementação de Sistemas de Dados Automatizados; elaborar instrumentos e instruções de serviço; coordenar e/ou executar pesquisas, levantamentos e outros estudos estatísticos; organizar e orientar no tratamento, análise e interpretação de dados e de sua forma de apresentação; projetar séries estatísticas; avaliar Sistemas de Dados Estatísticos; promover o intercâmbio com unidades atuantes em estatística; participar de programas de treinamento que envolvam conteúdos relativos à área de atuação ou neles atuar; assessorar em atividades específicas de Estatística; executar outras atividades de interesse da Especialidade.

DESCRIÇÃO DETALHADA: efetuar e/ou dirigir pesquisas, levantamentos e estudos estatísticos; estudar e determinar a extensão e a natureza das pesquisas; elaborar instrumentos e instruções de serviço e orientar pesquisadores e aplicadores de instrumentos; desenhar amostras; proceder à crítica de instrumentos de coleta, compilar, tratar e avaliar os dados coletados; organizar e orientar o tratamento, a análise e a interpretação de dados e sua forma de apresentação; participar da implantação e complementação de Sistemas de Dados Automatizados; projetar séries estatísticas; redigir informações sobre questões de metodologia, planejamento, execução e resultados de investigação; elaborar e apresentar quadros demonstrativos referentes à orientação em trabalhos e investigações estatísticas; avaliar Sistemas de Dados Estatísticos; manter intercâmbio com unidades atuantes em Estatística; fornecer dados estatísticos de suas atividades; emitir pareceres sobre assuntos de sua competência; elaborar e apresentar relatórios periódicos; observar as normas de higiene e segurança do trabalho; zelar pela conservação dos equipamentos de trabalho; prestar assessoramento técnico em assuntos de sua especialidade; executar outras atividades de mesma natureza e nível de complexidade.

COMPETÊNCIAS PESSOAIS: desenvolver raciocínio lógico e matemático; demonstrar capacidade analítica e de síntese; demonstrar capacidade de organização; ter perspicácia; trabalhar em equipe.

FORMA DE PROVIMENTO: Concurso Público.

REQUISITOS: Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Estatística, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, e registro no Conselho de Classe correspondente.

14 - FARMACÊUTICO.

DESCRIÇÃO SUMÁRIA: executar atividades de nível superior relacionadas ao planejamento, coordenação, controle, avaliação e execução referentes à produção farmacológica, padronização, controle de qualidade e distribuição de medicamentos; realizar manipulação, fornecimento de medicamentos e outros preparos semelhantes; realizar análises clínicas, toxicológicas, bromatológicas, hematológicas e hemoterápicas; colaborar com autoridade policial na repressão ao fabrico, acondicionamento, comércio e uso clandestino de substâncias farmacologicamente ativas; fiscalizar estabelecimentos farmacêuticos, produtos, serviços e exercício profissional; supervisionar armazenamento, distribuição e transporte de produtos; controlar receitas, serviços de rotulagem e produtos de conservação limitada; participar de programas de treinamento que envolvam conteúdos relativos à área de atuação ou neles atuar; assessorar em atividades específicas de Farmacologia; executar outras atividades de interesse da Especialidade.

DESCRIÇÃO DETALHADA: definir especificações técnicas de matérias-primas, embalagens, materiais, equipamentos e instalações; determinar procedimentos de produção e manipulação; fabricar produtos; manipular rádio-isótopos, imunobiológicos e medicamentos; acompanhar envase, embalagem e acondicionamento; determinar recolhimento de produtos com desvio; selecionar produtos farmacêuticos; criar critérios e sistemas de dispensação; avaliar prescrição; dialogar com prescritor e paciente; indicar medicamento conforme diagnóstico profissional; proceder à dispensação; instruir sobre medicamentos e correlatos; notificar fármaco-vigilância; validar métodos de análise, produtos, processos, áreas e equipamentos; monitorar produtos, processos, áreas e equipamentos; emitir laudos, pareceres e relatórios; controlar descarte de produtos e materiais; participar na discussão de políticas públicas de saúde; planejar, coordenar e implementar ações de assistência farmacêutica, de vigilância epidemiológica e fármaco-vigilância; preparar, coletar e orientar coletas de amostras; selecionar animais para teste e produção.

COMPETÊNCIAS PESSOAIS: trabalhar em equipe; desenvolver raciocínio lógico; desenvolver abstração; cultivar senso crítico; demonstrar persistência; evidenciar capacidade de observação; demonstrar criatividade.

FORMA DE PROVIMENTO: Concurso Público.

REQUISITOS: Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Farmacologia, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, e registro no Conselho de Classe.

15 - GEÓGRAFO.

DESCRIÇÃO SUMÁRIA: Atividades de nível superior relacionadas ao planejamento, coordenação, controle, avaliação e execução de atividades de reconhecimento físico– geográfico, pesquisas pluridisciplinares, delimitações espaciais, cartográficas, demográficas, planificação e desenvolvimento urbano; executar trabalhos de fotointerpretação referentes aos levantamentos aerofotogramétricos; acompanhar e/ou executar, orientar e dirigir atividades de identificação dos fenômeno físico-espaciais; fiscalizar ações que possam degradar o meio ambiente; participar de programas de treinamento que envolvam conteúdos relativos à área de atuação ou neles atuar; assessorar em atividades específicas de Geografia; executar outras atividades de interesse da Especialidade.

DESCRIÇÃO DETALHADA: elaborar planos de reconhecimento, levantamento, estudo, pesquisa de caráter físico-geográfico, biogeográfico, geoeconômico e antropo-geográfico, entre outras; realizar estudos de delimitação e caracterização de regiões geográficas e zonas geoeconômicas para fins de planejamento regional e organização físico-espacial; elaborar estudos e formular recomendações atinentes aos problemas de política de povoamento, imigração e colonização de novas regiões ou revalorização de regiões de velho povoamento; efetuar estudos para planificação dos sistemas industriais regionais e localização de suas unidades de produção; participar de estudos referentes ao planejamento urbano, ao desenvolvimento, aproveitamento e preservação de recursos naturais; executar trabalhos de fotointerpretação referentes aos levantamentos aerofotogramétricos, destinados à solução de problemas regionais; acompanhar as etapas atinentes ao planejamento e à construção de mapeamentos cartográficos e revisar os produtos finais dessas atividades; coordenar equipes técnicas e interdisciplinares na execução de serviços cartográficos; promover estudos destinados à estruturação e à reestruturação dos sistemas de circulação; organizar e manter cadastros de resultados de pesquisas pluridisciplinares, mapeamentos cartográficos, obras técnico-científicas, instituições museológicas e outras; executar, orientar e direcionar as atividades de identificação dos fenômenos físico-espaciais; fiscalizar ações que possam degradar o meio ambiente; manter contatos com instituições nacionais e internacionais de estudos para elaboração e aplicação de legislação de estudos geográficos; participar de estudos para elaboração e aplicação da legislação agrária; prestar assessoramento técnico em assuntos de sua especialidade; fornecer dados estatísticos de suas atividades; emitir pareceres sobre assuntos de sua competência; elaborar e apresentar relatórios periódicos; observar as normas de higiene e segurança do trabalho; executar outras atividades de mesma natureza e nível de complexidade.

COMPETÊNCIAS PESSOAIS: demonstrar capacidade de raciocínio espacial e abstrato; demonstrar capacidade de síntese; trabalhar em equipe interdisciplinar; ter iniciativa e dinamismo.

FORMA DE PROVIMENTO: Concurso Público.

REQUISITOS: Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Geografia, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, e registro no Conselho de Classe.

16 - HISTORIADOR.

DESCRIÇÃO SUMÁRIA: executar atividades de nível superior relacionadas ao planejamento, à coordenação, ao controle e à organização referentes à pesquisa interna e externa sobre fatos históricos; participar da organização de exposições fundamentadas no acervo documental do órgão; realizar procedimentos para coleta, tratamento, análise de dados e informações; planejar, coordenar e direcionar atividades de pesquisa e disseminar resultados de pesquisa; realizar levantamentos e entrevistas no contexto metodológico de história oral; elaborar projetos, publicações e outros; participar de programas de treinamento que envolvam conteúdos relativos à área de atuação ou neles atuar; assessorar em atividades específicas de História; executar outras atividades de interesse da Especialidade.

DESCRIÇÃO DETALHADA: revisar bibliografia; formular problemática de pesquisa; realizar procedimentos de crítica e validação de dados coletados; selecionar, classificar, organizar e analisar dados e informações de fontes primárias e secundárias; organizar acervos; cotejar hipóteses e resultados de pesquisa; desenvolver métodos e procedimentos de pesquisa; analisar impactos da pesquisa para sociedade; elaborar questionários e roteiros; dirigir dinâmicas de grupo; realizar entrevistas e coletar depoimentos; supervisionar trabalho de campo; elaborar instrumento de acesso a acervo; elaborar relatórios de pesquisa; elaborar trabalhos científicos e boletim informativo; fornecer subsídios para formulação de políticas públicas; emitir parecer sobre trabalhos científicos; identificar aspectos éticos e legais para viabilização da pesquisa.

COMPETÊNCIAS PESSOAIS: agir com ética; trabalhar em equipe; promover interdisciplinaridade; demonstrar capacidade de interpretação; evidenciar eloqüência verbal; demonstrar capacidade de convencimento; manter-se atualizado; dominar a expressão escrita e oral; evidenciar capacidade de síntese.

FORMA DE PROVIMENTO: Concurso Público.

REQUISITOS: Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em História, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, e registro no Conselho de Classe correspondente.

17 - JORNALISTA.

DESCRIÇÃO SUMÁRIA: atividades de nível superior relacionadas à cobertura dos eventos e das reuniões, quando a Administração for parte, e manifestar sobre os tópicos referentes à área de comunicação social; redigir, traduzir, condensar, titularizar, interpretar e corrigir, quando as matérias aterem divulgação interna ou externa pelo órgão de comunicação da Administração; realizar estudos com o objetivo de informar e orientar a opinião pública; propor novos métodos de trabalho que tenham como objetivo uma melhor comunicação e divulgação das atividades; efetuar pesquisas e colher informações precisas sobre os assuntos a serem divulgados; intermediar o relacionamento com a mídia, bem como a articulação com os órgãos de imprensa, a divulgação de assuntos de interesse da Administração; redigir e selecionar notícias, reportagens e artigos para publicação em jornais, boletins e demais periódicos internos e externos; auxiliar na utilização de veículo interno de comunicação para divulgação de informação por meio de cartazes, avisos circulares e de outros meios de divulgação interna; editar publicações internas e externas e promover a imagem institucional da Administração do Governo do Distrito Federal; produzir o boletim diário das matérias veiculadas na imprensa, afetas às áreas de interesse da Administração e procedimento interno quanto à sua divulgação; participar de programas de treinamento que envolvam conteúdos relativos à sua área de atuação ou neles atuar; assessorar em atividades específicas de Jornalismo; executar outras atividades de interesse da Especialidade.

DESCRIÇÃO DETALHADA: fazer a cobertura dos eventos e das reuniões, quando a Administração for parte e manifestar sobre os tópicos referentes à sua área de comunicação social; Redigir, traduzir, condensar, titular, interpretar e corrigir as matérias a ter divulgação interna ou externa pelo órgão de comunicação da Administração; realizar estudos com o objetivo de informar e orientar a opinião pública; propor novos métodos de trabalho que tenham como objetivo uma melhor comunicação e divulgação das atividades da Procuradoria; efetuar pesquisas e colher informações precisas sobre os assuntos a serem divulgados; intermediar o relacionamento com a mídia e articular, com os órgãos de imprensa a divulgação de assuntos de interesse da Administração; Redigir e selecionar notícias, reportagens e artigos para publicação em jornais, boletins e demais periódicos internos e externos; Auxiliar na utilização de veículo interno de comunicação para divulgação de informação por meio de cartazes, comunicação, avisos, circulares e de outros meios de divulgação interna; Editar as publicações internas e externas e promover a imagem institucional da Administração, bem como executar outras atividades inerentes à área de comunicação social; Produzir o boletim diário das matérias veiculadas na imprensa, afetas às áreas de interesse da Administração e proceder internamente à sua divulgação; Participar dos programas de treinamento que envolvam conteúdos relativos à sua área de atuação ou neles atuar; Executar outras tarefas relacionadas à sua área de atuação.

COMPETÊNCIAS PESSOAIS: agir com ética; demonstrar capacidade de interpretação; evidenciar eloqüência verbal; demonstrar capacidade de convencimento; manter-se atualizado; dominar a expressão escrita; demonstrar capacidade de negociação; evidenciar capacidade de síntese.

FORMA DE PROVIMENTO: Concurso Público.

REQUISITOS: Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Comunicação Social, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, e registro no Conselho de Classe.

18 - MÉDICO VETERINÁRIO.

DESCRIÇAÕ SUMÁRIA: atividades de nível superior relacionadas ao planejamento, coordenação, controle, avaliação e execução referentes à Medicina e Saúde Pública Veterinária; realizar estudos e pesquisas que visem à proposição de políticas e diretrizes médico-veterinárias; inspecionar indústrias e comércios; realizar defesa sanitária e fomento animal; participar de programas de extensão rural; definir normas e padrões médico-sanitários; coordenar trabalhos de avaliação e peritagem relativos a animais; participar do planejamento e execução de controle zoosanitários; executar trabalhos clínicos e cirúrgicos; implantar e coordenar a criação de animais silvestres em zoológicos e laboratórios; participar de programas de treinamento que envolvam conteúdos relativos à área de atuação ou neles atuar; assessorar em atividades específicas de Medicina Veterinária; executar outras atividades de interesse da Especialidade.

DESCRIÇÃO DETALHADA: realizar programas de defesa sanitária animal e aplicar medidas de saúde pública veterinária:; inspecionar, sob o ponto de vista sanitário e tecnológico, a indústria e o comércio de produtos de origem animal; realizar trabalhos ligados à Biologia Geral, Zoologia, Zootecnia e Bromatologia; participar da execução de programas de extensão rural; estabelecer normas e padrões relacionados à premunição de animais, à criação de animais de laboratório, ao diagnóstico de problemas zôo-sanitários, ao controle e avaliação da eficiência de produtos de uso médico-sanitário, a campanhas de erradicação, controle e prevenção de doenças e zoonoses; planejar, realizar, orientar e supervisionar trabalhos sobre administração econômica, estatística e informática relativos à produção; coordenar trabalhos de avaliação e peritagem relativos a animais, para fins administrativos de crédito e de seguros; participar de programas de aperfeiçoamento de sistemas rural e urbano de vigilância epidemiológica e sanitária; participar do planejamento e da execução de atividades de controle de zoonoses; promover estudos das implicações econômicas das doenças dos animais no Distrito Federal; supervisionar e orientar a aplicação de normas de padronização e classificação de produtos de origem animal; executar, coordenar e supervisionar atividades de microbiologia, sorologia, patologia clínica veterinária e histopatologia, virologia e entomologia, além de realizar pesquisas científicas nessas áreas; participar de estudos epidemiológicos sobre zoonoses; elaborar e monitorar projetos de licenciamento ambiental.

COMPETÊNCIAS PESSOAIS: trabalhar em equipe; demonstrar habilidade manual e resistência física; manter-se atualizado; ter iniciativa e coragem.

FORMA DE PROVIMENTO: Concurso Público.

REQUISITOS: Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Medicina Veterinária, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, e registro no Conselho de Classe.

19 - MÉDICO.

DESCRIÇÃO SUMÁRIA: atividades de nível superior relacionadas ao planejamento, coordenação, controle, avaliação e execução referentes à biometria e perícia médica; realizar estudos e pesquisas que visem ao conhecimento, ao diagnóstico, à defesa e à proteção da saúde individual; realizar exames pré-admissionais e especializados; analisar planos, programas, projetos e resultados de pesquisas relacionadas à biometria e à perícia médica; realizar atendimentos ambulatoriais e/ou emergenciais a servidores e a usuários; colaborar na prevenção de doenças; participar de programas de treinamento que envolvam conteúdos relativos à área de atuação ou neles atuar; assessorar em atividades específicas de Medicina; executar outras atividades de interesse da Especialidade.

DESCRIÇÃO DETALHADA: realizar exames pré-admissionais; desenvolver pesquisas de interesse da Administração, referentes à biometria e à perícia médica; analisar planos, programas, projetos e resultados de pesquisas relacionadas à biometria; fornecer dados para realização de perícia médica, com fins administrativos e legais; realizar atendimentos ambulatoriais e/ou emergenciais aos servidores e usuários; propor medidas que assegurem a simplificação do trabalho nas unidades de atendimento; orientar a criação de arquivos e padronização de prontuários; analisar planos, programas, projetos e resultados de pesquisa relacionados com biometria e perícia médica; analisar, interpretar e zelar pela observância das normas relativas à área de atuação; prestar assessoramento técnico em assuntos de sua especialidade; fornecer dados estatísticos de suas atividades; emitir laudos e pareceres sobre assuntos de sua competência; elaborar e apresentar relatórios periódicos; observar as normas de higiene e segurança do trabalho; zelar pela conservação dos equipamentos de trabalho; executar outras atividades de mesma natureza e nível de complexidade.

COMPETÊNCIAS PESSOAIS: demonstrar rapidez de percepção; demonstrar tolerância e altruísmo; trabalhar em equipe; demonstrar empatia; demonstrar capacidade de liderança; preservar sigilo médico; ter ética profissional.

FORMA DE PROVIMENTO: Concurso Público.

REQUISITOS: Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Medicina, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, e registro no Conselho de Classe.

20 - NUTRICIONISTA.

DESCRIÇÃO SUMÁRIA: atividades de nível superior relacionadas ao planejamento, coordenação, controle, avaliação e execução referentes à educação alimentar, nutrição e dietética; assistir a dietoterápica hospitalar e ambulatorial; planejar, organizar, dirigir e avaliar os serviços de alimentação; efetuar controle higiênico-sanitário; analisar indicadores de controle de qualidade de alimentos industrializados e naturais; participar de inspeções sanitárias relativas a alimentos; colaborar na implantação de programas nutricionais e alimentares individuais ou coletivos; participar de campanhas de educação alimentar em estudos epidemiológicos; participar de programas de treinamento que envolvam conteúdos relativos à área de atuação ou neles atuar; assessorar em atividades específicas de Nutrição; executar outras atividades de interesse da Especialidade.

DESCRIÇÃO DETALHADA: colaborar na implantação de políticas e diretrizes de programas nutricionais e alimentares; planejar, organizar, dirigir, supervisionar e avaliar serviços de alimentação e nutrição; efetuar estudos dietéticos; prestar assistência quanto à educação nutricional e dietética à coletividade ou aos indivíduos; desenvolver estudos sobre custos da atividade de Nutrição; analisar adequação de indicadores de controle de qualidade de alimentos industrializados e naturais; coordenar e orientar equipes técnicas na realização de trabalhos específicos, visando ao aprimoramento do controle e da qualidade de alimentos; participar de equipes intragovernamentais que viabilizam o controle de alimentos; efetuar levantamentos de dados referentes a hábitos alimentares; solicitar exames laboratoriais necessários ao acompanhamento dietoterápico; participar de pesquisas e gerenciar projetos de caráter alimentar e nutricional; desenvolver e propor critérios de armazenamento e segurança de material utilizado na cozinha; elaborar projetos de aquisição de equipamentos, vasilhames e utensílios; participar de estudos epidemiológicos; elaborar cardápios balanceados, com tipo e quantidade de calorias necessárias; fiscalizar a obediência aos cardápios; providenciar a manutenção preventiva e/ou corretiva na troca de utensílios e equipamentos de cozinha; prestar assessoramento técnico em assuntos de sua competência; fornecer dados estatísticos de suas atividades; emitir pareceres sobre assuntos de sua área; elaborar e apresentar relatórios periódicos; observar as normas de higiene e segurança do trabalho; zelar pela conservação dos equipamentos de trabalho; executar outras atividades de mesma natureza e nível de complexidade.

COMPETÊNCIAS PESSOAIS: manter-se atualizado; trabalhar em equipe; demonstrar flexibilidade, criatividade e liderança; transmitir segurança; ter iniciativa.

FORMA DE PROVIMENTO: Concurso Público.

REQUISITOS: Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Nutrição, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, e registro no Conselho de Classe.

21 - ODONTÓLOGO.

DESCRIÇÃO SUMÁRIA: atividades de nível superior relacionadas ao planejamento, coordenação, controle, avaliação e execução referentes à prevenção, diagnóstico e tratamento dentário, de enfermidades e de afecções bucais; realizar cirurgias e perícias odonto-sanitárias e de fluoretação da água de sistemas públicos de abastecimento, avaliando resultados; supervisionar trabalhos de pesquisa relativos à saúde oral da comunidade; participar de estudos, pesquisas odontológicas e campanhas educativas que visem à promoção e recuperação da saúde bucal; participar de programas de treinamento que envolvam conteúdos relativos à área de atuação ou neles atuar; assessorar em atividades específicas de Odontologia; executar outras atividades de interesse da Especialidade.

DESCRIÇÃO DETALHADA: examinar os dentes e a cavidade bucal para fins diagnósticos; identificar e tratar das afecções bucais, lesões da poupa dentária e dos tecidos peripeciais; aplicar anestesias; extrair raízes e dentes; restaurar cáries dentárias; realizar radiografias; realizar implantes; substituir ou restaurar partes da coroa dentária; realizar limpeza dos dentes e gengivas; orientar os clientes quanto aos cuidados de higiene bucal; realizar perícias odonto-administrativas, aprovar orçamentos, tratamentos, concessão ou homologação de licenças e outros; participar de estudos, pesquisas odontológicas e campanhas educativas que visem à promoção e recuperação da saúde bucal; participar de programas de fluoretação da água de sistemas públicos de abastecimento e avaliar seus resultados; participar de levantamentos do nível de saúde oral da comunidade em áreas geo e sócio-econômicas, previamente relacionadas; promover, com base em resultados de pesquisas realizadas, medidas tendentes à melhoria do nível de saúde oral da comunidade; prestar assessoramento técnico em assuntos de sua especialidade; fornecer dados estatísticos de suas atividades; emitir laudos e pareceres sobre assuntos de sua competência; laborar e apresentar relatórios periódicos; observar as normas de higiene e segurança do trabalho; executar outras atividades de mesma natureza e nível de complexidade.

COMPETÊNCIAS PESSOAIS: demonstrar paciência; evidenciar habilidade manual; cultivar senso estético; demonstrar sensibilidade e criatividade; evidenciar organização.

FORMA DE PROVIMENTO: Concurso Público.

REQUISITOS: Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Odontologia, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, e registro no Conselho de Classe.

22 - PSICÓLOGO.

DESCRIÇÃO SUMÁRIA: atividades de nível superior relacionadas ao planejamento, coordenação, controle, avaliação e execução referentes à Psicologia aplicada ao trabalho, tais como recrutamento, seleção, treinamento, orientação profissional, acompanhamento e avaliação de desempenho, tratamento psicoterapêutico e prevenção da saúde mental; realizar estudos e pesquisas que visem ao conhecimento, interpretação e avaliação de mecanismos do comportamento humano; elaborar, adaptar, aplicar e analisar entrevistas, escalas, questionários e outros instrumentos ou termos de mensuração e avaliação psicológicas; selecionar, aplicar e analisar baterias de testes de processos seletivos; atuar nos programas de integração funcional, avaliação de desempenho e orientação profissional; supervisionar e fiscalizar a execução de serviços prestados, conveniados e contratados; participar de programas de treinamento que envolvam conteúdos relativos à área de atuação ou neles atuar; assessorar em atividades específicas de Psicologia; executar outras atividades de interesse da Especialidade.

DESCRIÇÃO DETALHADA: desenvolver atividades de Psicologia aplicada ao trabalho, como treinamento; elaborar, adaptar, aplicar e analisar entrevistas, escalas, questionários e outros instrumentos ou técnicas de avaliação e mensuração psicológica; desenvolver programas de tratamento psicoterapêutico e de prevenção da saúde mental; atuar nos programas de integração funcional e avaliação de desempenho; promover o desenvolvimento das relações interpessoais; mediar grupos e famílias, para solução de conflitos; acompanhar visitas multidisciplinares; planejar, orientar e acompanhar a realização de trabalhos relativos ao levantamento do potencial humano, adaptação e readaptação funcional; prestar assessoramento técnico em assuntos de sua especialidade; fornecer dados estatísticos de suas atividades; emitir laudos e pereceres sobre assuntos de sua competência; elaborar e apresentar relatórios periódicos; observar as normas de higiene e segurança do trabalho; zelar pela conservação dos equipamentos de trabalho; executar outras atividades de mesma natureza e nível de complexidade.

COMPETÊNCIAS PESSOAIS: manter sigilo profissional; cultivar a ética; manter imparcialidade e neutralidade; trabalhar em equipe; demonstrar bom senso; saber ouvir; manter-se atualizado; demonstrar capacidade de observação e de questionamento; demonstrar senso crítico; respeitar os valores e crenças dos indivíduos.

FORMA DE PROVIMENTO: Concurso Público.

REQUISITOS: Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Psicologia, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, e registro no Conselho de Classe correspondente.

23 - QUÍMICO.

DESCRIÇÃO SUMÁRIA: Executar ensaios físico-químicos, selecionando metodologias, materiais, reagentes de análise e critérios de amostragem, homogeneizando, dimensionando e solubilizando amostras; produzir substâncias; desenvolver metodologias analíticas; interpretar dados químicos; monitorar impacto ambiental de substâncias; participar do desenvolvimento de produtos e processos, da definição ou reestruturação das instalações industriais; coordenar e supervisionar a operação de processos químicos e operações unitárias de laboratório e de produção; operar máquinas e/ou equipamentos e instalações produtivas, em conformidade com normas de qualidade, de boas práticas de manufatura, de biossegurança e de controle do meio-ambiente; interpretar manuais, elaborar documentação técnica rotineira e registros legais; elaborar pareceres, laudos e atestados; ministrar programas de ações educativas e prestar assistência técnica; participar de programas de treinamento que envolvam conteúdos relativos à área de atuação ou neles atuar; assessorar em atividades específicas de Química; executar outras atividades de interesse da Especialidade.

DESCRIÇÃO DETALHADA: selecionar metodologias de análise; selecionar materiais e reagentes de análise; selecionar critérios de amostragem; coletar e acondicionar amostras para preservação; submeter amostras a processos químicos e físicos; especificar matérias-primas; orientar processo de acondicionamento de produtos; estabelecer prazo de validade de produtos; analisar resultados de ensaio; comparar resultados com parâmetros analíticos e de referência; emitir pareceres, laudos e relatórios técnicos; mensurar geração de resíduos poluentes; mensurar grau de toxicidade de substâncias; descartar resíduos inertes; reciclar substâncias; tratar resíduos químicos, físicos, biológicos e radioativos; monitorar comportamento de substâncias em ambiente; descrever ações preventivas e corretivas de impacto ambiental; supervisionar recepção e identificação de amostras; verificar procedência e características de matéria-prima; verificar condições de uso de equipamentos; supervisionar execução de ensaios; implementar ações preventivas e corretivas; supervisionar organização de produtos em lotes; controlar entrada e saída de materiais e equipamentos; inspecionar uso de equipamentos de segurança.

COMPETÊNCIAS PESSOAIS: demonstrar capacidade de interpretação; desenvolver raciocínio lógico; desenvolver abstração; cultivar senso crítico; evidenciar capacidade de observação; manter-se atualizado; demonstrar criatividade; trabalhar em equipe; demonstrar fluência verbal.

FORMA DE PROVIMENTO: Concurso Público.

REQUISITOS: Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Química, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, e registro no Conselho de Classe.

24 - SOCIÓLOGO.

DESCRIÇÃO SUMÁRIA: atividades de nível superior relacionadas ao planejamento, coordenação, controle, avaliação e execução referentes à pesquisa sócio-econômica, cultural, política e organizacional; elaborar, analisar e implantar programas sociais; testar e aplicar novos métodos de investigação, estudos de organização social e proposta do uso adequado de sistemas alternativos e cooperativos; promover avaliação de melhoria; participar de programas de treinamento que envolvam conteúdos relativos à área de atuação ou neles atuar; assessorar em atividades específicas de Sociologia; executar outras atividades de interesse da Especialidade.

DESCRIÇÃO DETALHADA: estudar a organização social e propor o uso adequado de sistemas alternativos e cooperativos; colaborar no planejamento local e regional; analisar projetos e pesquisas sociais; controlar e avaliar os resultados ou implantação de programas no campo social; participar da elaboração e análise de cronogramas de aplicação de recursos de execução física e financeira, referentes a programas sociais específicos; promover a avaliação da melhoria do padrão social e analisar os reflexos de investimentos nas áreas de atuação; elaborar metodologias e técnicas específicas de investigação social aplicadas nas áreas de atuação; supervisionar, orientar, acompanhar e realizar a disseminação dos resultados de estudos e pesquisas; identificar e cadastrar fontes de pesquisas; planejar, coordenar, orientar e acompanhar testes, aplicação e análise de métodos e técnicas de desenvolvimento de atividades sociais; planejar, supervisionar, orientar e acompanhar a realização de intercâmbios com instituições atuantes na área de pesquisa; prestar assessoramento técnico em assuntos de sua especialidade; emitir pareceres sobre assuntos de sua competência; fornecer dados estatísticos de suas atividades; elaborar e apresentar relatórios periódicos; observar as normas de higiene e segurança do trabalho; zelar pela conservação dos equipamentos de trabalho; executar outras atividades de mesma natureza e nível de complexidade.

COMPETÊNCIAS PESSOAIS: demonstrar capacidade de síntese e de análise; demonstrar capacidade de formulação teórica; trabalhar em equipe; demonstrar capacidade de observação, descrição e registro; demonstrar sensibilidade na compreensão de valores e motivações.

FORMA DE PROVIMENTO: Concurso Público.

REQUISITOS: Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Sociologia, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, e registro no Conselho de Classe.

25 - TÉCNICO EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS.

DESCRIÇÃO SUMÁRIA: atividades de nível superior relacionadas ao planejamento, coordenação, controle, avaliação e execução de atividades de administração escolar, licenciamento e fiscalização de estabelecimento de ensino de 1o e 2o graus; aplicar métodos e técnicas didáticopedagógicos; avaliar processos de ensino-aprendizagem; analisar realizações educacionais; organizar, supervisionar, orientar e acompanhar eventos educacionais; participar na elaboração de normas e campanhas educativas; planejar e coordenar cursos de aperfeiçoamento e formação profissional; analisar programas de ensino, rendimentos e deficiências e proposição de medidas corretivas; analisar e avaliar obras didáticas; participar de atividades pedagógicas de interesse educacional; participar de programas de treinamento que envolvam conteúdos relativos à área de atuação ou neles atuar; assessorar em atividades específicas de Assuntos Educacionais; executar outras atividades de interesse da Especialidade.

DESCRIÇÃO DETALHADA: participar de pesquisas de natureza técnica relacionadas ao estudo da legislação da organização e do funcionamento do sistema educacional; participar da análise das realizações educacionais e propor alternativas de solução para os problemas pedagógicos; estudar e propor medidas que visem a melhoria do processo ensino- aprendizagem; executar trabalhos especializados em assunto de educação e administração escolar; inspecionar estabelecimentos de ensino de 1o e 2o graus; colaborar com o corpo docente na solução de problemas didático-pedagógicos ou técnico–administrativos; analisar programas de ensino, rendimentos e deficiências e propor medidas corretivas; participar da divulgação de atividades pedagógicas de interesse educacional; planejar, coordenar, executar e avaliar cursos de aperfeiçoamento funcional e de formação profissional; opinar sobre organização e funcionamento de estabelecimentos de ensino de 1o e 2o graus; elaborar documentos técnicos e didático-pedagógicos; propor planos e programas que visem à difusão e/ou aprimoramento de métodos e técnicas educacionais; participar da elaboração de exames de legislação de trânsito e conhecimentos técnicos de veículos; ministrar aulas em cursos de formação e reciclagem providos pelo DETRAN; zelar pelo cumprimento das leis e normas de ensino e pelo aperfeiçoamento e correção dos aspectos didático–pedagógicos da administração escolar; prestar assessoramento técnico em assuntos de sua especialidade; fornecer dados estatísticos de suas atividades; emitir pereceres sobre assuntos de sua competência; elaborar e apresentar relatórios periódicos; observar as normas de higiene e segurança do trabalho; zelar pela conservação dos equipamentos de trabalho; executar outras atividades da mesma natureza e nível de complexidade; observar as normas de higiene e segurança do trabalho; zelar pela conservação dos equipamentos de trabalho; executar outras tarefas relacionadas à sua área de atuação.

COMPETÊNCIAS PESSOAIS: assumir postura ética; compreender o contexto; respeitar as diversidades; criar espaços para o exercício da diversidade; respeitar a autoria do educador; respeitar a autonomia do educador; criar clima favorável de trabalho; demonstrar capacidade de observação; acreditar no trabalho coletivo; trabalhar em equipe; coordenar reuniões; dimensionar os problemas; estimular a solidariedade, a criatividade, o senso de justiça, o senso crítico, o respeito mútuo, a cooperação e valores éticos.

FORMA DE PROVIMENTO: Concurso Público.

REQUISITOS: Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Pedagogia, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, e registro no Conselho de Classe.

26 - TÉCNICO EM TURISMO.

DESCRIÇÃO SUMÁRIA: atividades de nível superior relacionadas ao planejamento, coordenação, controle, avaliação e execução referentes ao estudo e análise de demandas e ofertas turísticas; selecionar e classificar pontos turísticos; elaborar programas e calendários de eventos e sua divulgação; promoção de estudos de viabilidade necessários à formulação de políticas e programas de turismo; participar de pesquisas com vistas ao incremento turístico; coordenar programas em colaboração com órgãos de turismo; cadastrar estabelecimentos, agências, hotéis, restaurantes e serviços de utilidade pública que possam melhor atender ao turista; participar de programas de treinamento que envolvam conteúdos relativos à área de atuação ou neles atuar; assessorar em atividades específicas de Turismo; executar outras atividades de interesse da Especialidade.

DESCRIÇÃO DETALHADA: promover estudos de viabilidade necessários à formulação de políticas e programas de turismo; proceder análise sobre demandas e ofertas turísticas; participar de pesquisas com vistas ao incremento turístico; promover estudos que visem a ampliação da faixa de interesse por assuntos turísticos; coordenar programas em colaboração com órgãos de turismo; manter contatos com instituições nacionais e internacionais de turismo; coordenar atividades de seleção e classificação de locais e áreas de interesse turístico; elaborar programas e calendários de eventos e promover a sua divulgação; elaborar, analisar e avaliar projetos específicos da área de turismo; proceder a avaliação de eventos e de fluxos turísticos; supervisionar e/ou coordenar programação turística e propor medidas para sua execução; cadastrar estabelecimentos, agências, hotéis, restaurantes e serviços de utilidade pública que possam melhor atender ao turista; organizar e apresentar, em eventos, material de divulgação turística; prestar assessoramento técnico em assuntos de sua especialidade; fornecer dados estatísticos de suas atividades; emitir pareceres sobre assuntos de sua competência; elaborar e apresentar relatórios periódicos; observar as normas de higiene e segurança do trabalho; executar outras atividades de mesma natureza e nível de complexidade.

COMPETÊNCIAS PESSOAIS: demonstrar iniciativa, criatividade e dinamismo; manter-se atualizado; ter fluência verbal em língua estrangeira; ter carisma.

FORMA DE PROVIMENTO: Concurso Público.

REQUISITOS: Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Turismo, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, e registro no Conselho de Classe.

27 - ESPECIALISTA EM MODERNIZAÇÃO DA GESTÃO PÚBLICA.

DESCRIÇÃO SUMÁRIA: executar atividades de nível superior relacionadas à supervisão, à avaliação e à execução de planos, programas e projetos com ênfase na melhoria da gestão pública; elaborar, supervisionar e avaliar programas de melhoria da gestão pública, envolvendo a revisão permanente de processos de trabalho, informatização e indicadores de desempenho; elaborar instrumentos visando à melhoria do atendimento ao cidadão; estabelecer plano de ações preventivas e corretivas; desenvolver, testar e supervisionar sistemas, processos e métodos de trabalho; processar dados de registros; comparar processos para sua otimização e serviços; implantar ferramentas de controle de qualidade; monitorar desempenho de processos; emitir documentação técnica e administrativa; documentar memória técnica de métodos, processos e produtos; participar de programas de treinamento que envolvam conteúdos relativos à área de atuação ou neles atuar; assessorar em atividades específicas de Modernização da Gestão Pública; executar outras atividades de interesse da especialidade.

DESCRIÇÃO DETALHADA: estabelecer plano de ações preventivas e corretivas, medir parâmetros de processos e serviços, ajustar processos e serviços para eliminação ou redução de desperdícios, avaliar eficácia de ajustes, inspecionar funcionamento de processos e serviços; desenvolver, testar e supervisionar sistemas, processos e métodos de trabalho; planejar atividades e coordenar equipes, treinamentos e atividades de trabalho; padronizar sistemas, procedimentos e operações; analisar projetos, coletar dados de processos, criar banco de dados de processos e projetos, processar dados de registros, interpretar dados e resultados, comparar processos para sua otimização e serviços, atualizar dados de registros, implantar ferramentas de controle de qualidade, monitorar desempenho de processos; desenvolver projetos, pesquisar público-alvo, tecnologias, normas e legislações; projetar metodologias, testando projetos em campo e criando e testando métodos e processos de qualidade; validar métodos, processos e projetos e compatibilizá-los de acordo com normas e legislações; emitir documentação técnica como relatórios, pareceres técnicos e laudos; divulgar resultados e planos de trabalho, documentar memória técnica de métodos, processos e produtos, emitir programas de prevenção conforme normas legais.

COMPETÊNCIAS PESSOAIS: trabalhar em equipe; desenvolver liderança; capacidade de persuasão; capacidade de negociação; dominar a expressão escrita; demonstrar tolerância; antecipar problemas; demonstrar iniciativa; demonstrar dinamismo; desenvolver raciocínio lógico; evidenciar senso crítico; demonstrar flexibilidade.

FORMA DE PROVIMENTO: Concurso Público.

REQUISITOS: Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação e registro no Conselho de Classe.

II - DENOMINAÇÃO DO CARGO: TÉCNICO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. ESPECIALIDADES:

1 - AGENTE ADMINISTRATIVO.

DESCRIÇAÕ SUMÁRIA: executar atividades de nível médio relacionadas à execução de serviços de apoio administrativo, referentes à pesquisa e planejamento, recursos humanos, finanças, orçamento, patrimônio, material, transporte, cargos e salários, microfilmagem, arquivo, documentação, comunicação e modernização; atender ao público, redigir, digitar, conferir, expedir e arquivar documentos; coletar dados e informações; processar dados; colaborar na análise e instrução de processos; acompanhar e controlar a tramitação de expedientes relacionados à unidade de trabalho.

DESCRIÇÃO DETALHADA: executar atividades técnico-administrativas referentes a pessoal, desenvolvimento de recursos humanos, material, transporte, patrimônio, documentação, microfilmagem, arquivo, comunicação e modernização; atender ao público; redigir documentos oficiais; digitar textos manuscritos e impressos, correspondências e outros documentos; operar microcomputadores; conferir, expedir ou arquivar documentos produzidos e recebidos pela unidade de trabalho; efetuar cálculos, coletar e manter dados estatísticos e informações sobre as atividades do setor de trabalho; acompanhar e controlar a tramitação de expedientes ou processos de interesse do setor de trabalho; preparar, coordenar e acompanhar programas, cronogramas de trabalho e rotinas administrativas; organizar e manter arquivos e fichários de documentos referentes ao setor; acompanhar e controlar a legislação específica do setor; prestar orientação técnica sobre assuntos de sua especialidade; solicitar material a ser utilizado no trabalho; observar as normas de higiene e segurança do trabalho; zelar pela conservação dos equipamentos de trabalho; executar outras atividades de mesma natureza e nível de complexidade.

COMPETÊNCIAS PESSOAIS: demonstrar organização; trabalhar em equipe; demonstrar liderança; demonstrar responsabilidade; demonstrar iniciativa; demonstrar honestidade; demonstrar discernimento; demonstrar flexibilidade; contornar situações adversas; demonstrar fluência verbal e escrita; dominar legislação; operar recursos de informática.

FORMA DE PROVIMENTO: Concurso Público.

REQUISITOS: Certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível médio (antigo segundo grau), expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação ou certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível médio técnico equivalente (antigo segundo grau profissionalizante), expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação.

2 - AGENTE DE DEFESA FLORESTAL.

DESCRIÇAÕ SUMÁRIA: orientar e fiscalizar as atividades e obras para prevenção ambiental, por meio de vistorias, inspeções e análises técnicas de locais, atividades, obras, projetos e processos, visando o cumprimento da legislação ambiental; promover educação ambiental.

DESCRIÇÃO DETALHADA: fiscalizar atividades e obras para prevenção e preservação ambiental e da saúde; vistoriar locais, atividades e obras; autuar infratores; analisar tecnicamente projetos e processos; orientar o público sobre saúde e meio ambiente; controlar documentos e processos administrativos; gerenciar atividades de fiscalização.

COMPETÊNCIAS PESSOAIS: administrar conflitos; manter auto-controle; trabalhar em equipe; manter-se atualizado; ouvir atentamente (saber ouvir); manter-se organizado; demonstrar imparcialidade, paciência, bom senso, capacidade avaliativa, liderança, conhecimentos gerais, capacidade de comunicação; cultivar disciplina, ética profissional; desenvolver a criatividade; ter postura adequada; gerenciar o tempo; manter-se criterioso; identificar-se com a atividade; lidar com estresse; apresentar acuidade sensorial; estabelecer prioridades.

FORMA DE PROVIMENTO: Concurso Público.

REQUISITOS: Certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível médio (antigo segundo grau), expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação e curso na área.

3 - DESENHISTA.

DESCRIÇAÕ SUMÁRIA: executar atividades de nível médio relacionadas à execução de serviços de desenho técnico, de projeto e arte finalista; elaborar, analisar e interpretar esboços e especificações de projetos elaborados; reproduzir desenhos policrômicos; criar ilustrações e outros recursos para fins jornalísticos, publicitários, editoriais, técnicos e didáticos.

DESCRIÇÃO DETALHADA:

a) RELATIVO A DESENHO TÉCNICO: examinar as características do trabalho a ser executado; decidir sobre a utilização de sinais convencionais de codificações; desenhar, projetar, detalhar e/ou modificar instrumentos técnicos.

b) RELATIVO A DESENHO: estudar e elaborar esboço de projeto; efetuar cálculos, de acordo com as características dos projetos, e providenciar correções e ajustes; elaborar desenhos definitivos de projetos; definir os estágios de execução do projeto, especificar o material de acabamento e outros; elaborar desenhos de peças especiais para dotar o projeto de dados construtivos.

c) RELATIVO À ARTE FINALISTA: reproduzir desenhos policrômicos para possibilitar a respectiva gravação; criar e executar ilustrações, para fins jornalísticos, publicitários, editoriais, técnicos e didáticos; efetuar pintura de faixas e painéis; realizar gravações em troféus, medalhas, placas comemorativas e outros; prestar orientação técnica sobre assuntos de sua especialidade; solicitar o material a ser utilizado no trabalho; observar as normas de higiene e segurança do trabalho; zelar pela conservação dos equipamentos de trabalho; executar outras atividades de mesma natureza e nível de complexidade.

COMPETÊNCIAS PESSOAIS: demonstrar coerência; demonstrar capacidade de relacionamento; manter-se atualizado e informado; agir com ética; solucionar problemas; tomar decisões cabíveis às funções realizadas; trabalhar em equipe; redigir documentos comerciais técnicos; demonstrar dinamismo e criatividade; conscientizar-se sobre questões ambientais; agir com liderança; demonstrar capacidade em negócios; avaliar produção e produtividade.

FORMA DE PROVIMENTO: Concurso Público.

REQUISITOS: Certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível médio (antigo segundo grau), expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação e curso técnico em desenho.

4 - TÉCNICO DE CONTABILIDADE.

DESCRIÇÃO SUMÁRIA: executar atividades de nível médio relacionadas à execução de serviços auxiliares de contabilidade; executar serviços de escrituração, autorização e controle de pagamento; acompanhar a execução de contratos e convênios sujeitos ao controle contábil e financeiro; controlar cobranças efetuadas; revisar contas contábeis e balancetes; elaborar balancetes e auxiliar na elaboração de balanços.

DESCRIÇÃO DETALHADA: encaminhar documentos aos setores competentes; codificar documentos contábeis; atualizar a contabilidade; reorganizar a contabilidade; contatar os órgãos competentes; examinar documentos fiscais e legislação; emitir memorando; estudar a documentação contábil; executar outras atividades de mesma natureza e nível de complexidade.

COMPETÊNCIAS PESSOAIS: trabalhar em equipe; demonstrar flexibilidade, dinamismo, organização; delegar competência; dominar noções de informática; interpretar a legislação; assessorar o desenvolvimento de software contábil; raciocinar logicamente; demonstrar grandezas numéricas, postura profissional, segurança, disciplina, criatividade; utilizar corretamente as ferramentas de trabalho; manter-se atualizado; aplicar a legislação relativa ao objeto da Administração Pública; supervisionar o trabalho; distribuir tarefas; resolver problemas administrativos.

FORMA DE PROVIMENTO: Concurso Público.

REQUISITOS: Certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível médio (antigo segundo grau), expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação e curso técnico de contabilidade.

5 - AUXILIAR DE ENFERMAGEM.

DESCRIÇÃO SUMÁRIA: executar atividades de nível médio relacionadas à execução de serviços de triagem para consultas, exames préadmissionais e outros; auxiliar em pequenas cirurgias, exames, tratamentos especiais e emergências médicas e/ou odontológicas; realizar curativos; transportar pacientes em macas e cadeiras de rodas; acompanhar pacientes em exames; limpar, esterilizar utensílios, aparelhos e outros instrumentos de trabalho; organizar e distribuir prontuários; preparar consultórios; acompanhar e preparar pacientes para consulta e coleta de material; controlar estoque de material e medicamentos; organizar e distribuir prontuários; organizar e controlar agendas de consultas, fichários, arquivos e registros de atendimento.

DESCRIÇÃO DETALHADA: efetuar triagem para consultas, exames pré-admissionais e outros atendimentos de rotina; auxiliar o profissional em casos de pequenas cirurgias, consultas, exames, tratamentos especiais e emergências; providenciar limpeza e esterilização do material; acompanhar os trabalhos de desinfecção das instalações físicas; verificar o funcionamento dos aparelhos e equipamentos próprios dos consultórios; aplicar injeções, vacinas, nebulizações e ministrar medicamentos; transportar pacientes em macas e cadeiras de rodas; acompanhar pacientes em exames; receber, conferir, distribuir e recolher roupas de cama; controlar o estoque de material e de medicamentos utilizados, providenciando sua renovação; participar de campanhas preventivas; auxiliar na promoção de medidas profiláticas; manter registro dos atendimentos efetuados e auxiliar nas tarefas administrativas; organizar e controlar agendas de consulta, fichários e arquivos de documentos; selecionar instrumentos, segundo orientação dos profissionais; prestar orientação técnica sobre assuntos de sua especialidade; solicitar o material a ser utilizado no trabalho; observar as normas de higiene e segurança do trabalho; zelar pela conservação dos equipamentos de trabalho; executar outras atividades de mesma natureza e nível de complexidade.

COMPETÊNCIAS PESSOAIS: demonstrar paciência; demonstrar respeito às pessoas; demonstrar conhecimento de medicações; conviver com doentes e mortes; demonstrar confiança; lidar com estresse; organizar o tempo; agir com responsabilidade; trabalhar com ética; zelar pelo conforto do paciente; respeitar o paciente; preservar integridade física de paciente; observar condições gerais de pacientes; demonstrar compreensão; levar paciente à auto-suficiência; manipular equipamentos; apoiar psicologicamente o paciente; calcular dosagem de medicamentos; participar de campanhas de saúde pública; incentivar continuidade de tratamento.

FORMA DE PROVIMENTO: Concurso Público.

REQUISITOS: Certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível médio (antigo segundo grau), expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação e curso técnico de enfermagem.

6 - TÉCNICO DE LABORATÓRIO.

DESCRIÇÃO SUMÁRIA: executar atividades de nível médio relacionadas à execução de serviço de coleta de material para exames; dosar e manipular substâncias químicas; realizar e/ou colaborar em exames laboratoriais e específicos; realizar análises clínicas, patológicas e químicas; interpretar e registrar resultados de exames, análise e teste; fazer a manutenção de produtos biológicos e fornecimento de subsídios para emissão de laudos.

DESCRIÇÃO DETALHADA: realizar e organizar a coleta de material, de acordo com os exames solicitados; dosar e manipular substâncias químicas; preparar as amostras e realizar exames laboratoriais; realizar testes e medir sensibilidade alérgica; colaborar na realização de exames específicos; interpretar resultados de exames, análise e testes; registrar e arquivar cópias de resultados de exames para consultas posteriores; efetuar subsídios e colaborar na emissão de laudos; participar da elaboração de relatórios técnicos; orientar e acompanhar as atividades de limpeza e desinfeção das dependências de laboratórios e esterilização de aparelhos e utensílios; prestar orientação técnica sobre assuntos de sua especialidade; solicitar material a ser utilizado no trabalho; observar as normas de higiene e segurança do trabalho; executar outras atividades de mesma natureza e nível de complexidade.

COMPETÊNCIAS PESSOAIS: dominar noções básicas de primeiros socorros; demonstrar paciência; demonstrar respeito às pessoas; agir com responsabilidade; comunicar-se com clareza; atuar com ética e transparência; controlar o tempo; demonstrar percepção visual; revelar concentração; demonstrar coordenação motora fina; cuidar da higiene pessoal; garantir a integridade física e fisiológica do material biológico; seguir normas de controle de qualidade; manipular equipamentos de análise; manipular reagentes e soluções de volumetria padronizada; manter sigilo de exames; discriminar cores; reconhecer resultados anormais.

FORMA DE PROVIMENTO: Concurso Público.

REQUISITOS: Certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível médio (antigo segundo grau), expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação e curso técnico de patologia clínica.

7 - TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES.

DESCRIÇÃO SUMÁRIA: executar atividades de nível médio relacionadas a execução de projetos de edificações e outras obras de engenharia civil, orientado-se por plantas, esquemas e especificações técnicas, para colaborar na construção, reparo e conservação das mencionadas obras.

DESCRIÇÃO DETALHADA: interpretar plantas, desenhos, croquis e especificações de obras de edificações e de saneamento para programar a execução dos serviços; realizar estudos no local das obras, procedendo à medição e efetuando cálculos para auxiliar na preparação de plantas e especificações relativas à construção, reparação e conservação de edifícios e outras obras de engenharia civil; executar esboços e desenhos técnicos estruturais, seguindo plantas, esquemas, especificações técnicas, utilizando instrumentos de desenhos, para orientar os trabalhos de construção, manutenção e reparo; fazer medições estimativas detalhadas sobre quantidade e custos de materiais e mão-de-obra, efetuando cálculos referentes a materiais, pessoal e serviços, para fornecer os dados necessários à elaboração de proposta e faturamento; promover a inspeção dos materiais, estabelecendo os testes a serem realizados de acordo com a espécie e o emprego de cada material, para controlar a qualidade e observância da especificações; auxiliar na preparação de programas de trabalho e na fiscalização das obras, acompanhando e controlando os respectivos cronogramas, para assegurar o cumprimento das considerações estabelecidas ou localizar falhas de execução; identificar e buscar soluções para problemas que surjam, aplicando seus conhecimentos teóricos e práticos sobre construção de obra e instalações hidráulicas, sanitárias e elétricas, para assegurar o desenvolvimento normal dos trabalhos; observar as normas de higiene e segurança do trabalho; zelar pela conservação dos equipamentos; executar outras tarefas de mesma natureza e nível de complexidade.

COMPETÊNCIAS PESSOAIS: agir com ética; manter-se atualizado; demonstrar organização; demonstrar cortesia; comunicar-se com facilidade; demonstrar iniciativa; demonstrar criatividade; realizar serviços de acordo com as normas de higiene, saúde e segurança do trabalho.

FORMA DE PROVIMENTO: Concurso Público.

REQUISITOS: Certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível médio (antigo segundo grau), expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação e curso técnico em edificações, em construção civil de várias modalidades reconhecidos pelo CREA.

8 - TÉCNICO DE RADIOLOGIA.

DESCRIÇAÕ SUMÁRIA: executar atividades de nível médio relacionados à execução de serviços de seleção de filmes para exames radiológicos; preparar aparelhos de raios–X e pacientes para exames; produzir radiografias solicitadas; controlar estoque de filmes, contrastes e outros materiais a serem utilizados no trabalho.

DESCRIÇÃO DETALHADA: selecionar filmes de acordo com exames radiológicos solicitados; afixar letras e números radiopacos no filme e colocá-los no chassi do aparelho de raios-x; preparar o paciente, colocá-lo nas posições corretas exigidas para a realização dos exames; acionar o aparelho de raios-x, de acordo com as instruções de funcionamento; encaminhar o chassi com filme à câmara escura; registrar o número de radiografias realizadas; solicitar e controlar o estoque de filmes, contrastes e outros materiais a serem utilizado no trabalho; observar as normas de higiene e segurança do trabalho; zelar pela conservação dos equipamentos de trabalho; executar outras atividades de mesma natureza e nível de complexidade.

COMPETÊNCIAS PESSOAIS: agir com ética; reciclar-se profissionalmente; prestar primeiros socorros; supervisionar equipe técnica; operar equipamentos computadorizados e analógicos; mostrar capacidade de improvisação; trabalhar em equipe; cuidar da aparência pessoal; manipular materiais radioativos; demonstrar compreensão psicológica para com o paciente; treinar equipe técnica e auxiliar; respeitar o paciente; assegurar o conforto do paciente nos exames e tratamentos.

FORMA DE PROVIMENTO: Concurso Público.

REQUISITOS: Certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível médio (antigo segundo grau), expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação e curso técnico em radiologia.

9 - TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO.

DESCRIÇAÕ SUMÁRIA: executar atividades de nível médio relacionadas à execução de serviços de levantamento de necessidades de utilização de equipamentos de proteção; inspecionar o cumprimento de normas de segurança no trabalho, bem como propor medidas preventivas e corretivas; orientar, analisar, controlar e divulgar assuntos pertinentes às atividades de segurança e higiene no trabalho; identificar áreas de periculosidade e insalubridade; inspecionar instalações e equipamentos; analisar e investigar causas de acidentes de trabalho; controlar e distribuir equipamentos de segurança de trabalho; realizar levantamento e cadastramento de dados estatísticos; prestar primeiros socorros, providenciando a remoção de acidentados e interditando áreas; selecionar, estudar e aplicar a legislação especifica.

DESCRIÇÃO DETALHADA: efetuar levantamento de necessidade de utilização de equipamentos de proteção; identificar áreas de periculosidade e de insalubridade de acordo com a legislação vigente; inspecionar dependências, instalações e equipamentos; orientar servidores quanto às técnicas de higiene e segurança do trabalho; analisar acidentes, investigar causas e propor medidas corretivas; efetuar estudos de custo/benefício sobre a aplicação de medidas de higiene e segurança do trabalho; promover a manutenção, distribuição, instalação e controle dos equipamentos de segurança; manter contatos com instituições atuantes na área de higiene e segurança no trabalho; levantar e cadastrar dados estatísticos, emitir relatórios e comunicar a chefia imediata resultados de inspeções; prestar primeiros socorros, providenciar remoções e interdições de áreas em caso de acidentes; propor sinalização adequadas às atividades da instituição; selecionar, estudar e aplicar a legislação específica; participar da elaboração de normas técnicas; elaborar e apresentar relatórios periódicos; prestar orientações técnicas sobre assuntos de sua especialidade; solicitar o material a ser utilizado no trabalho; zelar pela conservação dos equipamentos de trabalho; executar outras atividades de mesma natureza e nível de complexidade.

COMPETÊNCIAS PESSOAIS: agir com ética; demonstrar higiene; manter-se atualizado; demonstrar organização; demonstrar iniciativa; demonstrar criatividade; demonstrar capacidade de observação técnica; trabalhar em equipe; demonstrar capacidade de discernimento; administrar conflitos; demonstrar capacidade de negociação; tomar decisões; demonstrar visão sistêmica; demonstrar capacidade de comunicação; delegar atribuições; demonstrar atitude pró-ativa.

FORMA DE PROVIMENTO: Concurso Público.

REQUISITOS: Certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível médio (antigo segundo grau), expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação e curso técnico em segurança no trabalho.

10 - TOPÓGRAFO.

DESCRIÇÃO SUMÁRIA: executar atividades de nível médio relacionadas à execução de serviços de apoio à engenharia e à arquitetura; analisar mapas, plantas, registros, especificações; operar aparelhos e realizar levantamentos topográficos determinando perfil, localização, dimensões exatas e da configuração de terrenos; desenhar plantas detalhadas das áreas levantadas; realizar cálculos específicos; fazer correções e ajustes de esboços de plantas.

DESCRIÇÃO DETALHADA: analisar mapas, plantas, registros e especificações; estudar e calcular as mediações a serem efetuadas; preparar esquemas e croquis de levantamento topográficos; operar aparelhos topográficos; supervisionar trabalhos topográficos e orientar os auxiliadores na execução; elaborar esboços sobre os traçados a serem feitos e efetuar análise técnica; desenhar plantas detalhadas das áreas levantadas; efetuar o reconhecimento de áreas programadas e elaborar as respectivas plantas; conferir dados, registrálos e aplicá-los; colaborar na análise e instrução de processos referentes a levantamento topográficos; preparar, coordenar, acompanhar programas de trabalho e cronogramas; providenciar as correções e os ajustes em esboços e plantas topográficas; verificar se os equipamentos e aparelhos encontram-se em funcionamento de acordo com suas especificações; levantar e cadastrar dados estatísticos, emitir relatórios e comunicar à chefia imediata resultados de suas atividades; prestar orientação técnica sobre assuntos de sua especialidade; solicitar o material a ser utilizado no trabalho; observar as normas de higiene e segurança do trabalho; zelar pela conservação dos equipamentos de trabalho; executar outras atividades de mesma natureza e nível de complexidade.

COMPETÊNCIAS PESSOAIS: agir com ética; manter-se atualizado; demonstrar raciocínio lógico; demonstrar adaptabilidade; demonstrar cortesia; comunicar-se com facilidade; demonstrar iniciativa; demonstrar criatividade.

FORMA DE PROVIMENTO: Concurso Público.

REQUISITOS: Certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível médio (antigo segundo grau), expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação e curso técnico de topografia.

III - DENOMINAÇÃO DO CARGO: AUXILIAR DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA ESPECIALIDADES:

1 - AUXILIAR ADMINISTRATIVO.

DESCRIÇAÕ SUMÁRIA: atividades de nível básico, relacionadas à tarefas auxiliares e repetitivas, de natureza operacional, sob orientação e supervisão, tais como: receber, distribuir, expedir e arquivar documentos; reproduzir documentos; organizar e atualizar arquivos e fichários; digitar textos; levantar dados; atender telefonemas e anotar recados.

DESCRIÇÃO DETALHADA: receber, distribuir e arquivar documentos e correspondências; registrar entrada e saída de documentos; elaborar e digitar planilhas; redigir atas; efetuar cálculos; expedir ofícios e memorandos; controlar e requisitar material de expediente; executar rotinas de admissão e exoneração de pessoal; atender ao público; organizar e atualizar cadastros, arquivos e fichários; proceder levantamento de dados; atender telefones e anotar recados; zelar pela conservação dos equipamentos de trabalho; executar outras atividades de mesma natureza e nível de complexidade.

COMPETÊNCIAS PESSOAIS: demonstrar responsabilidade e iniciativa; relacionar-se com flexibilidade; trabalhar em equipe; demonstrar capacidade de organização. –

FORMA DE PROVIMENTO: Concurso Público.

REQUISITO: Certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso de ensino fundamental (antigo primeiro grau), fornecido por instituição de ensino reconhecida pela Secretaria de Educação.

2 - AUXILIAR OPERACIONAL DE SERVIÇOS DIVERSOS.

DESCRIÇÃO SUMÁRIA: atividades de nível básico, relacionadas à tarefas auxiliares e repetitivas, de natureza operacional, sob orientação e supervisão, tais como: executar serviços de apoio administrativo; tratar documentos variados cumprindo todo o procedimento necessário referente aos mesmos; reproduzir documentos; digitar pequenos textos; localizar processos; preencher formulários; atender telefonemas.

DESCRIÇÃO DETALHADA: auxiliar no recebimento, na distribuição, na expedição e no arquivamento de correspondências e outros documentos; auxiliar em serviços gerais de reprografia; auxiliar no recebimento e na distribuição do material de expediente; auxiliar na pesquisa de dados e informações; atender telefonemas e prestar informações; executar serviços internos e externos de apoio administrativo; preencher formulários; zelar pela conservação dos equipamentos de trabalho; executar outras atividades da mesma natureza e nível de complexidade.

COMPETÊNCIAS PESSOAIS: demonstrar responsabilidade; demonstrar capacidade de organização; demonstrar boa vontade e iniciativa; trabalhar em equipe.

FORMA DE PROVIMENTO: Concurso Público.

REQUISITO: Certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso de ensino fundamental (antigo primeiro grau) fornecido por instituição de ensino reconhecida pela Secretaria de Estado de Educação.

Este texto não substitui o publicado no DODF nº 75 de 22/04/2005 p. 1, col. 2